Sistema Físico Químico
Características
A Estação de Tratamento Físico-Químico Hidrosul consiste na remoção de sólidos em suspensão de através da adição de produtos químicos, formando compostos insolúveis e portanto passíveis de serem removidos por processos físicos de separação.
Geralmente este sistema é utilizado para tratamento de Efluentes Inorgânicos e sistemas de tratamento misto. Basicamente este sistema requer dosagem de produtos químicos para ajuste de pH, seguido das seguintes etapas:
Coagulação: o efluente recebe dosagens, sob forte agitação, de coagulantes que são substâncias com a função de desestabilizar e aglomerar (juntar) partículas sólidas que se encontram no líquido.
Floculação: o efluente recebe dosagens de polieletrólito (polímeros ou taninos) e, sob agitação lenta, proporciona que as partículas sólidas se aglutinarem em flocos maiores, facilitando a remoção das mesmas do meio líquido.
Os processos de separação dos flocos formados são geralmente decantação e filtração.
As dosagens de produtos químicos são proporcionais ao teor de sólidos presentes no efluente e são determinadas por ensaios laboratoriais denominados Jar Test ou Teste de Jarro.
Os equipamentos para o tratamento Físico-Químico consistem basicamente de Tanques de preparo, de contato e de mistura, bombas dosadoras e misturadores, além de floculadores e flocodecantadores e filtros.
O Tratamento físico-químico pode ser combinado com tratamento biológico e ainda o sistema de reúso.
Clique nas imagens para ampliar:
Aplicação
• ETE Industrial
• ETE doméstico
• Tratamento Efluentes
• Saneamento Físico-Químico
Instalação do Equipamento
Simples e fácil de instalar, não requer mão de obra especializada. Os tanques são colocados sobre bases de concreto pré dimensionada em que a Hidrosul fornece todos os desenhos: civil, elétrico e hidráulico para a implantação.