Reator UASB
Características
UASB Reator Anaeróbio de Fluxo Ascendente (upflow anaerobic sludge blanket), tipo tanque, podendo vir a ser instalado unitário ou em conjunto à Estação de Tratamento. Executado em chapas de aço inoxídavel AISI 304 unidas sob pressão por parafusos e material vedante sistema “Bolt Linked”, assentado sobre base de concreto formando o tanque. De biofluxo ascendente com dispositivo trifásico destinado a sedimentação de sólidos e à separação das fases: sólido, líquido e gasoso. Apresenta em sua estrutura tubulações de entrada e saída de efluente, dreno e duas saídas de inspeção.
Aplicação
Tratamento de efluentes industriais e/ou sanitários para minimização da matéria orgânica e sólidos suspensos.
Funcionamento
O esgoto afluente entra pela parte superior do reator e é distribuido uniformemente na parte inferior, no leito de fundo, onde se processa a digestão anaeróbia. Ascende preenchendo toda a câmara do reator e verte para a calha coletora. Neste trajeto, parte da matéria orgânica permanece na zona de lodo, acontecendo a digestão e a estabilização. Após ter atingido certo volume, o lodo é descartado pela tubulação de sucção, para os leitos de secagem para ser desidratado. No reator existe um dispositivo destinado à sedimentação de sólidos e à separação das fases sólido-líquido-gasoso. Este dispositivo é de fundamental importância, pois é responsável pelo retorno do lodo e consequentemente, garantia do tempo de detenção celular do processo. O gás gerado pelo processo é canalizado na parte superior para queima ou aproveitamento.
Clique nas imagens para ampliar:
Instalação do equipamento
O Tanque Reator UASB é instalado em base de concreto provida de canaleta nivelada para encaixe da estrutura de chapas. A obstrução da canaleta com as paredes da estrutura em aço é feita em concreto armado com agente impermeabilizante para tamponamento de infiltrações.